TV Justiça
Ponto Jus Twitter Youtube
TAMANHO Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte
Notícias
JT na TV discute conexão entre Direito do Trabalho e economia
Programação
 | 20/04/2017 - 16:49

O Justiça do Trabalho na TV desta semana discute a conexão entre Direito do Trabalho e economia. O convidado é Francisco Rossal de Araújo, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Justiça do Trabalho tem papel importante na efetividade dos princípios constitucionais, como a valorização dos direitos sociais e da livre iniciativa. Mas, como compatibilizar o valor social do trabalho e a preservação da atividade econômica na hora de decidir uma causa? Esse é um dos dilemas enfrentados pela maioria dos juízes que precisam ponderar os princípios de acordo com cada caso.

Para o desembargador, empresas e trabalhadores dependem um do outro para sobreviverem. “Sem iniciativa privada não há empregos. Eu não posso matar as empresas, eu preciso olhar de uma forma lúcida como as empresas vão ser viáveis para que elas também promovam uma melhor distribuição de riquezas", afirmou Rossal, que é, também, professor da UFRGS.

Exibição:

Inédito: 23/04, às 16h30.